Quando se trata de roteadores para configurar uma conexão Wi-Fi em sua casa, as escolhas mais populares são o WiFi de 2,4 GHz, WiFi de 5 GHz e Wi-fi de 6Ghz.
Agora, você sabe qual a diferença entre elas? Vamos entender!
Embora possa parecer confuso, esses números se referem a três comprimentos de onda de rádio diferentes (geralmente chamados de "bandas" ou "frequências"). Atualmente o padrão de rede Wi-fi mais utilizado no Brasil é o Wi-fi 5, identificado pelas letras "AC" (padrão Wi-fi 802.11ac), que utiliza duas bandas (2.4Ghz de 5Ghz) e por isso é chamado de "Dual Band" ou "banda dupla". Entretanto, o Wi-fi 6, identificado pelas letras "AX" (padrão Wi-fi 802.11ax) nos roteadores, trouxe tecnologias interessantes que podem ajudar no desempenho das tarefas que dependem da performance da internet.
Veja no gráfico abaixo o comparativo de alcance entre as bandas 2,4 GHz e 5GHz e a relação com a velocidade de internet:
Resumo do 2.4Ghz
Contras: menor taxa de dados; mais propenso a interferências; geralmente mais dispositivos usando essa frequência.
Prós: Maior área de cobertura; melhor na penetração de objetos sólidos.
Velocidade máxima de conexão: ~ 150 Mbps.
Faixa máxima de sinal (do roteador): ~ 410 pés.
Resumo do 5Ghz
Prós: Maior taxa de dados; menos propenso a interferências; geralmente menos dispositivos usando essa frequência.
Contras: Menor área de cobertura; menos bem-sucedido na penetração de objetos sólidos.
Velocidade máxima de conexão: ~ 1 Gbps.
Faixa máxima de sinal (do roteador): ~ 410 pés amplificados.
Se você já usa ou pretende usar a nova tecnologia de 6GHz de roteadores Wi-fi 6 ou Wi-fi 6E, considere as informações a seguir!
A banda de 6Ghz proporciona uma grande velocidade, mas há impedimentos a se considerar.
Como você já deve ter percebido, a banda de 6Ghz dos roteadores Wi-fi 6E proporciona uma velocidade consideravelmente superior comparado a faixa de 5Ghz, presente nos roteadores Wi-fi 5 e Wi-fi 6. Entretanto, além dos dispositivos com suporte a esta frequência serem caros, ela tem uma capacidade de alcance de sinal ainda menor que a banda de 5Ghz. Assim como ocorre com as bandas de 2,4Ghz e 5Ghz, onde a faixa de 2,4Ghz consegue chegar mais longe e oferecer sinal a um dispositivo que está a uma grande distância, a faixa de 6Ghz não consegue transpassar muitas barreiras para chegar até chegar ao smartphone, notebook ou tablet.
Resumindo, em termos de capacidade de área de abrangência, temos a seguinte ordem de faixas de frequência, indo do com maior alcance para o que possui a pior capacidade de transmissão por distância: 2,4Ghz > 5Ghz > 6Ghz
Se a banda de 6Ghz tem uma capacidade de abrangência de sinal menor, consequentemente, quem quiser utilizar roteadores Wi-fi 6E não só terá de pagar mais caro para comprar uma unidade, como terá que adquirir vários exemplares (para replicar sinal) para obter um sinal de Wi-fi com boa capacidade de transmissão de dados, eficiência na transferência de dados e maior velocidade final.
Conclusão
Atualmente talvez possa valer a pena adquirir, dependendo do valor, um roteador Wi-fi 6, porém ainda é muito cedo para comprar roteadores Wi-fi 6E, mesmo que a banda de 6Ghz seja atraente pelas suas capacidades.