VERSANT
O Versant é um teste de nivelamento projetado para avaliar, de forma rápida e precisa, a proficiência em inglês dos candidatos. Utilizando a inteligência artificial, o teste analisa as quatro habilidades linguísticas do idioma. O Versant English Placement Test tem 9 partes e duração de aproximadamente 50 minutos. Todo o gerenciamento é realizado na plataforma ScoreKeeper, que permite atribuir testes aos alunos, acompanhar o progresso e, além disso, gerar relatórios detalhados (ScoreReport) e emitir certificados de conclusão.
PRA QUEM É?
Para realizar o teste Versant da Pearson, você precisa ter um Número de Identificação do Teste (TIN). Você pode receber um convite para fazer o teste de duas maneiras:
Diretamente do seu administrador de teste: Pouco antes do teste, seu administrador fornecerá um TIN de 8 dígitos para iniciar o teste.
Por e-mail: Você receberá um e-mail com o botão Iniciar Teste.
Depois de receber seu TIN, você precisará validá-lo e selecionar o método de realização do teste.
Observações:
Se você não tiver o seu TIN, entre em contato com o seu administrador de teste para receber um.
Antes de realizar o teste, certifique-se de ter liberado os seguintes endereços de site no seu firewall:
https://vfw2.versant.zone/
https://webtest.versanttest.com/
Se precisar de assistência técnica, entre em contato com o Suporte Técnico.
Existem duas formas de acessar seu teste, dependendo de como você foi convidado:
Você recebeu um TIN do seu administrador
Você recebeu um convite por e-mail
Se você recebeu seu TIN diretamente do administrador do teste, siga os passos abaixo:
Digite seu TIN
Clique em Validar TIN
4. Digite suas Informações Pessoais (Nome, Sobrenome e Endereço de e-mail).
5. Marque a caixa "Reconheço a política de privacidade da Pearson".
6. Clique em Próximo.
7. Antes de iniciar o seu teste, você pode assistir a um vídeo explicando as melhores práticas que irão ajudá-lo a realizar o teste.
8. Você precisa escolher o método de aplicação do teste entre:
Navegador Web
Aplicativo para Desktop (CDT)
Selecione sua opção preferida na lista suspensa.
9. Depois de selecionar o método de aplicação do teste, você verá o seguinte:
Requisitos do sistema (clique em Mostrar requisitos para exibí-los)
Baixar o Aplicativo para Desktop (CDT) – apenas se você tiver escolhido essa opção de aplicação
Baixar as Instruções do Teste
10. Marque a caixa ao lado de Li as instruções do teste ou Baixei o Versant e li as instruções do teste
11. Clique em OK (para navegador web), ou Concluir (para o Aplicativo Versant para Desktop)
Seu teste no navegador será aberto em uma nova janela.
Se você recebeu um convite para o teste por e-mail, clique no botão Iniciar Teste e siga as instruções abaixo:
1. Clique em Próximo.
2. Suas informações pessoais serão preenchidas automaticamente e você verá seu TIN à esquerda.
Marque a caixa Eu reconheço a política de privacidade da Pearson.
3. Clique em Próximo.
4. O restante das instruções é o mesmo descrito acima. Siga as instruções a partir do passo 7.
Para realizar o teste no seu navegador, certifique-se de que seu computador e navegador atendem aos nossos requisitos de sistema. Também recomendamos fortemente que leia as instruções do teste de acordo com o método de aplicação escolhido, para garantir que esteja preparado:
Observação: Antes de realizar o teste, por favor, certifique-se de que os seguintes endereços foram adicionados à lista de permissões no seu firewall:
https://vfw2.versant.zone/
https://webtest.versanttest.com/
Se precisar de assistência técnica, por favor, entre em contato com o Suporte Técnico.
Depois de garantir que seu computador e headset atendem aos requisitos do sistema, validar seu TIN e ler as instruções do teste, siga os passos abaixo:
Clique em Iniciar.
Uma nova janela será aberta com o seu teste Versant.
3. Siga as instruções exibidas na tela para realizar o teste.
Marque a caixa Sim, estou pronto.
4. Clique em Iniciar.
5. Seu software, conexão, fones de ouvido, microfone e ruído de fundo serão verificados.
6. Clique em Avançar para confirmar que você está pronto para iniciar o teste.
Dependendo de qual teste você está realizando, as partes do teste, as tarefas e o número de perguntas serão diferentes.
7. Responda às perguntas do teste.
Abaixo, você pode ver um exemplo de instrução de tarefa.
8. Após concluir o teste, você será solicitado a responder perguntas opcionais. Clique em Avançar para continuar.
9. Clique em Finalizar para enviar seu teste.
Para fazer o teste no seu computador, verifique se ele atende aos nossos requisitos de sistema. Também recomendamos fortemente a leitura das instruções do teste para o método de aplicação escolhido, para garantir que você esteja preparado:
Siga as instruções abaixo para instalar o Cliente CDT e fazer seu teste:
1. Receba seu TIN do seu administrador ou por e-mail. Se você não encontrar o e-mail de convite da sua instituição, verifique a pasta de SPAM.
2. Clique no botão Iniciar Teste no e-mail ou acesse https://versanttest.com/scorekeeper/take-test e digite seu TIN. Saiba mais no artigo Validar o TIN.
3. Após digitar suas informações pessoais e aceitar a política de privacidade da Pearson, você verá a seguinte tela:
4. Clique no link Download Desktop Client (CDT).
5. Siga as instruções na tela – leia os requisitos de sistema e, em seguida, clique em Download Now (Baixar Agora).
6. O aplicativo CdtClient-4.1.1.exe aparecerá na sua pasta de Downloads.
Clique em Abrir arquivo, ou abra a pasta Downloads e dê um duplo clique no aplicativo.
O ícone do instalador se parece com este:
7. Clique em Sim se for perguntado se você permite que o aplicativo faça alterações no seu computador.
8. Siga as instruções no instalador. Primeiro, clique em Avançar.
9. Altere a pasta de destino [A] ou deixe o local padrão e clique em Avançar.
10. Escolha se deseja criar atalhos na área de trabalho [B] e/ou no menu iniciar [C] e clique em Avançar.
Recomendamos criar pelo menos um atalho para facilitar a localização do programa em seu dispositivo.
11. Clique em Instalar. Você verá o progresso da instalação.
12. Clique em Concluir para fechar o instalador.
13. Encontre o ícone do CdtClient no seu computador e dê um clique duplo nele.
14. Clique em Iniciar.
15. Digite seu TIN
16. Clique em Avançar.
17. Aguarde o download do teste.
Em seguida, siga as instruções na tela para verificar seu headset.
Depois, conclua seu teste. Boa sorte!
Versão 1.0.2 - Revisado e Atualizado 11/04/2025
Para utilizar os Testes Versant da Pearson, seus dispositivos devem atender aos Requisitos de Sistema listados abaixo. Execute uma verificação do sistema nos computadores de teste acessando versantcheck.com antes da chegada dos candidatos.
Cliente de Computador Desktop CDT
Sistema Operacional: Windows® XP SP3+, Vista, 7, 8 ou 10
Memória RAM: 512 MB para Windows XP; 1 GB para Windows Vista, 7, 8 e 10
Espaço em Disco: 5 GB de espaço livre
Processador: Pentium® III a 600 MHz ou superior
Rede (Recomendado): Conexão de Internet banda larga (T1, DSL ou cabo)
Resolução de Tela: Pelo menos 1024px por 768px
Placa de Som/Driver de Áudio: Deve suportar recursos de gravação e reprodução de áudio
Headset (para testes orais): Recomendado fone de ouvido USB com microfone
Outros: Acesso de segurança à rede para permitir que o aplicativo CdtClient.exe acesse https://versanttest.com/ (porta 443)
Aplicação Web
Sistema Operacional: Windows XP, 7 e 10, Mac OSX 10.10+
Tablets e celulares não são suportados.
Navegadores web compatíveis:
Versão do Chrome: 117 ou superior
Versão do Firefox: 118 ou superior
Versão do Edge: 117 ou superior
Versão do Safari: 16 ou superior
Conexão com a Internet: Mínimo de 2 Mb/s exigido
Resolução de Tela: A resolução mínima suportada da janela é 1366 x 768
Placa de Som/Driver de Áudio: Deve suportar gravação e reprodução de áudio
Headset: O uso de fones de ouvido é obrigatório
Versão 1.0.2 - Revisado e Atualizado 11/04/2025
1. Acesso a plataforma:
Acesse a plataforma ScoreKeeper pelo link https://www.versanttest.com/scorekeeper/login
2. Antecipe-se atribuindo as licenças gerando os TINs numbers
Com antecedência, faça uma lista dos candidatos que farão o teste e atribua as licenças gerando os TINs para os seus candidatos realizarem a prova. *Ao atribuir o teste, prefira sempre a modalidade WEB ao invés de CDT (Desktop Client) Para mais detalhes, veja o vídeo a seguir:
3. Certifique-se que os participantes possuem todas as informações necessárias para o teste.
Avise os participantes sobre a avaliação e tudo o que eles precisam saber. Orientamos que nestas instruções sejam incluídas: Data da prova, horário, duração, local e envio deste link para que eles possam se familiarizar com a avaliação e se prepararem: https://www.pearson.com/languages/hr-professionals/versant/versant-test.html#/vept
4. Geração de PDFs e instruções de teste
Após a atribuição dos TINs, gere os pdfs e as instruções de teste diretamente na plataforma. *Se desejar, vocês podem imprimir esse documento e colocar sobre a mesa dos candidatos. Para mais detalhes, veja o vídeo a seguir:
5. Cuidados em relação ao Ambiente do Teste
Antes da aplicação, certifique espaço físico, quantos computadores há em cada sala, os testes devem ser feitos em um ambiente silencioso. Os alunos devem ficar, pelo menos, de 2-3 metros de distância entre eles em todas as direções.
6. Equipamentos devem estar de acordo com as exigências técnicas
Verifique se seus equipamentos estão de acordo com as exigências do teste, seguindo as normas técnicas exigidas no site de suporte: https://support.pearson.com/languages/s/article/Versant-System-Requirements?language=en_US
*Os testes devem ser feitos apenas em computadores ou laptops.
7. Verificação de sistema nos computadores
Faça uma verificação de sistema nos computadores em que os alunos farão o teste em https://ptpprod.pearsontestservices.com/wizard/ antes da aplicação.
8. Boas práticas de aplicação do Teste Versant
Considere essas instruções com os seus alunos: Para mais detalhes, veja este vídeo:
9. Você pode compartilhar o Guia Oficial do Candidato
Se desejar, compartilhe Guia Oficial do Candidato com os participantes para que candidatos compreendam ainda mais a dinâmica do teste. Esses manuais dão dicas de como o candidato pode interagir com o teste.
10. Aplique ou reaplique o simulado
Aplique/reaplique o simulado caso não tenha feito com antecedência (item 3): https://www.pearson.com/languages/hr-professionals/versant/versant-test.html#/vept
11. Conheça a experiência do aluno/candidato
Conheça a experiencia do aluno/candidato, o passo a passo de como validar o TIN inserindo nome, sobrenome, e-mail e todo o processo antes do início da prova:
12. Ingressando no ambiente de prova
O candidato deve ingressar no ambiente de prova pelo link https://www.versanttest.com/scorekeeper/take-test/
Recursos de Suporte e Manuais Complementares
Baixe e estude os manuais que vão ajudar vocês sobre como usar a plataforma ScoreKeeper do Versant.
Entendendo o CEFR e a GSE – Wizard: (Clique aqui)
Manual do aluno: (Clique aqui)
Manual do administrador: (Clique aqui)
Como validar um TIN: (Clique aqui)
Como realizar o teste na modalidade CDT: (Clique aqui)
Manual de como instalar o CDT: (Clique aqui)
Informações importantes
Quer saber mais detalhes da plataforma em como atribuir um teste a partir da aba Test Taker, como cadastrar um grupo atribuindo um teste a partir dessa aba, como atribuir um teste automático com a opção de envio dos dados de acesso por e-mail para os candidatos e uma visão rápida pela aba Dashboard): Clique aqui
Para testes de Espanhol, Francês e Alemão, considere apenas as partes de usabilidade da plataforma.
Em caso de dúvidas, estamos à disposição através dos nossos canais de atendimento: pelo e-mail saf.wizard@pearson.com ou pelo telefone (19) 3743-5663.
Versão 1.0.2 - Revisado e Atualizado 17/04/2025
1. Quanto tempo tenho para refazer meu teste se tiver problemas de conexão?
Se durante a execução do seu teste for interrompido devido a um incidente com sua Internet ou fornecimento de energia elétrica, você tem até 12 horas para retomá-lo com seus mesmos dados ( TIN, e-mail, nome e sobrenome ), desde que o a autorização não expirou data e hora do prazo estipulado pela sua instituição para realizá-la.
IMPORTANTE: esses dados ( TIN, e-mail, nome e sobrenome ) devem ser exatamente como o administrador os envia , ou seja, se o administrador registrar com mail: mail@mail.com , você deve colocá-lo como está, como que o nome e o sobrenome.
É importante que seu administrador de teste tenha solicitado anteriormente à Pearson para habilitar esse recurso na plataforma.
2. Onde posso consultar meus resultados?
Os resultados só estão disponíveis on-line se o administrador do teste tiver optado por compartilhar relatórios por e-mail ou pesquisa de pontuação on-line no seguinte link: https://www.pearson.com/english/versant/score .html
Se você não encontrar seu TIN no link acima, o administrador do teste fornecerá seu resultado por outra via.
Para obter mais informações sobre este tópico, consulte:
http://mypearsonhelp.com/helpconsole7/kb_sk3_test_taker_en/#.checking_your_score
3. Por que vejo a mensagem de erro “Test Identification Number was used”?
Se você vir a mensagem "Test Identification Number was used" ao pesquisar seu TIN no link Versant Test Score Lookup , é porque a plataforma registrou que você iniciou o teste, mas ele foi abandonado ou não foi totalmente concluído e o teste foi concluído expirou.tempo que eu tinha tanto para retomá-lo quanto para aplicá-lo. Nesse cenário, você pode entrar em contato com o administrador de teste.
4. Por que vejo a mensagem “Este Relatório de Pontuação foi bloqueado” quando procuro meu relatório de Pontuação?
Se você vir a mensagem "Este relatório de pontuação foi bloqueado" ao pesquisar seu TIN no link Versant Test Score Lookup, isso ocorre porque o administrador do teste optou por compartilhar relatórios por e-mail e desativou a opção de pesquisa na linha.
Se o administrador do teste tiver dúvidas sobre como ativar essa opção novamente, entre em contato conosco em support@pearson.com
5. Quando um TIN é considerado usado no Versant Scorekeeper 3?
Um NIF é considerado utilizado a partir do momento em que valida o seu NIF na plataforma. Se você tentar usá-lo novamente, receberá uma mensagem de erro.
Se você vir a mensagem de que as informações fornecidas não correspondem, verifique novamente todos os caracteres registrados em seu nome, e-mail e TIN. Certifique-se de que não deixou espaços extras. Observe que os campos preenchidos reconhecem acentos e qualquer outro tipo de caractere de espaço (como "ñ") em seu nome ou sobrenome. Certifique-se de inserir as informações fornecidas ao administrador, se você tiver dois nomes.
Para obter mais informações sobre como validar um TIN, consulte o seguinte link:
http://mypearsonhelp.com/helpconsole7/kb_sk3_test_taker_en/#.validating_the_tin
6. Por que meu teste parece não ter pontuação ?
Na lógica de pontuação do VEPT, todas as quatro pontuações de habilidades são ponderadas igualmente porque a comunicação bem-sucedida depende de todas as quatro habilidades; o status "não pontuável" ocorre quando uma das habilidades não tem pontuação.
Versant é um teste de caráter integrado, portanto, para ter a pontuação você deve ter todas as habilidades respondidas, quando um problema com uma ou mais habilidades foi apresentado, não é possível determinar uma pontuação final. Esse status se deve ao fato de o participante do teste não ter registrado nenhuma pontuação de fala, devido a uma falha no microfone, conectividade ou latência da rede.
7. Vejo um erro de conexão com a Internet. Que posso fazer?
Verifique a conexão com a Internet visitando uma página da Web diferente.
Se a conexão com a Internet continuar falhando, o modo de teste CDT (software) é recomendado.
8. Comecei meu teste, mas ficou preso em uma pergunta ou seção. Que posso fazer?
Verifique se sua conexão com a internet está ótima e não teve intermitência. Se sua conexão estiver funcionando corretamente, aguarde alguns minutos para que o teste seja carregado automaticamente. Caso contrário, entre em contato com o administrador para determinar se você precisa ou não de uma nova atribuição.
9. Entrei no NIF mas não me permite entrar no teste.
Se você tentou entrar no teste com seu TIN, certifique-se de fazê-lo nos horários definidos no seu fuso horário. Se você vir uma mensagem semelhante ao tentar inserir seu TIN, observe que a hora na mensagem exibida é o fuso horário UTC (aprox. hora do Reino Unido).
Exemplo:
México: GMT -6 horas
Colômbia: GMT - 5 horas
Argentina: GMT -3 horas
Versão 1.0.2 - Revisado e Atualizado 17/04/2025